Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
  • Currently 3.31/5

Rating: 3.3/5 (2463 votos)




ONLINE
2







TNE: COTAÇÕES DO AGRONÉGOCIO 

TNE: COTAÇÃO DO DOLAR

TNE-Taru Noticias Entretenimento Seu Jornal Eletrônico

Promova sua página também

 

 

 

                                                       

 

 


TNE ARQUIVOS A HISTÓRIA DE TARUMIRIM


TARUMIRIM-MG( ANTES)                                 TARUMIRIM-MG( DEPOIS)

A HISTÓRIA DE TARUMIRIM

     Tarumirim é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2013, segundo censo do IBGE, é de 14.677 habitantes. Está situado na região Leste de Minas Gerais, com 11 localidades urbanas, formados pela Sede, Distritos de Vai Volta, São Vicente do Rio Doce, Cafemirim e Taruaçu de Minas, possui os Povoados de Bananal de Cima, Bananal de Baixo, Santa Rita, Pega Bem, Beija Flor e Dom Carloto. Área territorial de 732 km² com população 60% urbana e 40% rural. Sendo 70% ondulado, 25% semi ondulado e 5% plano em terras férteis e produtivas.

        A vegetação predominante no município é a mata atlântica.

       O relevo do município de Tarumirim é predominantemente montanhoso, sendo que a altitude máxima encontra-se na Serra Santa Maria, que chega aos1241 metros, enquanto que a altitude mínima estáproximo ao Corrego Dourado com 295 metros. Já o ponto central da cidade está a 284,35 metros.

       O principal rio que passa na cidade é o Rio Caratinga e o território municipal é banhado por pequenos corregos, sendo alguns deles os Córregos Serrinha e Parado.

      O clima de Tarumirim é caracterizado, segundo o IBGE, como tropical quente semiúmido (tipo Aw segundo Köppen), tendo temperatura média anual de 22,4C com invernos secos e amenos e verões chuvosos e com temperaturas elevadas.

      O Município de Tarumirim é dividido em sua grande maioria em pequenas propriedades rurais e tem como sua principal economia a agropecuária, com produção de leite, carne, frutas, verduras e legumes. ..

      Os principais prestadores de serviços são: Cemig, Copasa, Sicoob, Credicope, Banco do Brasil, Hospital São Sebastião.           Tarumirim ( sede) possui 05 escolas sendo: 1 municipal (Escola Municipal São Sebastião) 3 estaduais (E.E. Sinfrônio Bomfim, E.E. Professora Maria Teixeira da Fonseca e E.E. Manoel Joaquim de Andrade) e 1 particular (Construção do Saber).

       Em Tarumirim há quatro feriados municipais: 20 de Janeiro: “Dia de São Sebastião”, Padroeiro da Cidade de Tarumirim/MG; 31 de Janeiro: “Dia do Aniversário da Cidade”, referente à emancipação político-administrativa do Município de Tarumirim/MG; 14 de Setembro: “Dia do Jubileu de Nosso Senhor Jesus Cristo” e “Dia dos Evangélicos” Dia de “Corpus Christi”.

      O Município de Tarumirim é transposto pela Rodovia BR 116 no Distrito de Taruaçu de Minas. A entrada à sede é feita pela Rodovia a MGT 487 com distância de 12 km e que também dá acesso às cidades de Alvarenga e Itanhomi.                    Etimologia: O topônimo Tarumirim significa "céu pequeno". O nome possui uma formação híbrida da palavra de origem dos índios krenaktaru - "céu" e o sufixo diminutivo tupi - "pequeno". Gentílico: Tarumirinhense (substantivo)/Tarumirinense (adjetivo) CONTEXTO HISTÓRICO DA CIDADE.

      O núcleo de povoação que deu origem ao município, criado por Antônio Cunha e seus irmãos, cresceu com a chegada de outros moradores, formando-se o povoado denominado “Patrimônio do Cunha”. CONTEXTO DE CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO. Distrito criado com a denominação de Tarumirim subordinado ao Município Caratinga, através da Lei Estadual nº 556, de 30.08.1911. O Distrito de Tarumirim foi transferido do Município de Caratinga para constituir o novo Município de Itanhomi, através da Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923.

       Tarumirim foi elevado à categoria de Município, emancipado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17.12.1938.          O Município de Itanhomi foi extinta como sede administrativa e o acervo de documentos encaminhado para a nova sede pública. Este mesmo Decreto coloca Itanhomi como Distrito de Tarumirim. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31.12.1943, foram criados os Distritos de Sobrália (ex-povoado de Itaúba), Vai Volta e Tumiritinga (ex-Cachoeirinha) como pertencentes ao Município de Tarumirim. Pela Lei nº 336, de 27.12.1948, os Distritos de Tumiritinga e Itanhomi são emancipados de Tarumirim e é criado o Distrito de Santa Bárbara.

       Em divisão territorial datada de 01.07.1950, o Município de Tarumirim é constituído de três Distritos: Santa Bárbara, Sobrália e Vai Volta. Pela Lei Estadual nº 1039, de 27.12.1953, foram criados os Distritos de Itapiruna (ex-povoado de Itapiru), Santa Bárbara, São José de Acácio, São Vicente do Rio Doce e Senhora da Penha (ex-povoado de Pedra Corrida). Em divisão territorial datada de 01.07.1955, o Município de Tarumirim é constituído de sete Distritos: Itapiruna, Santa Bárbara, São Jose de Acácio, Senhora da Penha, Sobrália, São Vicente do Rio Doce e Vai-Volta. Pela Lei Estadual nº 2764, de 30.12.1962, o Município de Tarumirim sofreu os seguintes desmembramentos: os Distritos de Itapiruna e Senhora da Penha passaram a serem constituídos como Município de Fernandes Tourinho; os Distritos de Santa Bárbara e São José do Acácio como Município de Engenheiro Caldas; e o Distrito de Sobrália como Município de Sobrália.

       Em divisão territorial, de 31.07.1963, o Município de Tarumirim é constituído de dois Distritos: São Vicente do Rio Doce e Vai-Volta. Pelo Decreto Lei nº 01, de 25.06.1992, é criado o Distrito de Café-Mirim. Pela Lei Municipal nº 150, de 25.05.2001, é criado o Distrito de Taruaçu de Minas. Em divisão territorial datada de 2001, o Município é constituído de quatro Distritos: Café-Mirim, São Vicente do Rio Doce, Taruaçu de Minas e Vai-Volta.

      O Município de Tarumirim faz divisa com os municípios de Itanhomi, Engenheiro Caldas, Sobrália, São João do Oriente, Dom Cavati, Inhapim, Alvarenga e Conselheiro Pena, está localizado a 290 km da Capital do Estado (Belo Horizonte), 76,2 km de Ipatinga, 69,6 de Caratinga e 72,9 km de Governador Valadares.

 

Fonte: IBGE e Prefeitura de Tarumirim.